EFFIK
INFERTILIDADE

« Voltar

A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal engravidar após 12 meses de vida sexual regular sem método contracetivo, considerando a idade feminina
A Organização Mundial de Saúde estima que entre 60 a 80 milhões de casais no mundo sejam inférteis e que em Portugal esta condição afecte cerca de 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva.

Existe um conjunto de fatores que podem intervir na fertilidade do casal, como sejam a idade (sobretudo da mulher), o peso, a frequência de relações sexuais por semana, o tabaco, o álcool, doenças sexualmente transmissíveis, drogas e fatores ambientais (pesticidas, chumbo, entre outros).

Pelo menos um em cada seis casais recorre a um especialista em medicina da reprodução, em qualquer momento das suas vidas devido a dificuldades em engravidar ou em conceber o número de crianças que desejam. A avaliação médica tem como objetivo encurtar o tempo necessário para a obtenção da pretendida gravidez, identificar a(s) causa(s) de infertilidade (se possível), estabelecer o prognóstico, avaliar riscos e a necessidade de suporte emocional.

Cerca de dois terços dos casais que procuram intervenção médica conseguem ter um filho. Das crianças nascidas em Portugal 1%, cerca de mil por ano, advêm de técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA).